Pular para o conteúdo principal

Sobre a crise dos 30 e a tal maturidade

By Maína Lins

Mais um dia no olimpo enquanto me aproximo cada vez mais dos 30 (a três meses dele). Tudo está mudando e mudanças são sofridas, daí a crise.



É nesse momento que o autoconhecimento começa a fazer todo sentido, e para se autoconhecer se faz necessário uma série de questionamentos.

Pense em você, apenas em você. Quais seriam seus reais desejos, vontades, anseios, pensamentos. Reflita sobre isso como se não houvessem princípios, nem valores, nem regras sociais ou religiosas. Como seria você em sua forma mais "nua e crua". Pode ser assustador descobrir quem realmente somos. Como adequar tudo isso a uma vida inteira de quase 30 anos construída sobre tantos dogmas e paradigmas. Haveria uma forma de equilibrar tudo isso?

A partir daí começamos a refletir. "E daí, já tenho quase 30 mesmo, pago minhas contas, sou livre". "Mas e os princípios do fulano que me ajudou tanto, e ciclano que me acompanhou durante todo esse tempo, e beltrano que me ama ...". Milhões de pensamentos de culpa e liberdade se confundem em nossa mente. E afinal, quem eu sou, qual meu papel nessa história toda, como ser eu mesmo sem dor para mim e para os outros?

Começamos então a experimentar coisas novas, experimentar novos limites, colocando a prova ensinamentos, conselhos, dogmas e paradigmas. Experimentamos às vezes com um pé atrás, com certo receio, com medo, mas em outros momentos vivemos tudo sem nenhum pudor. Os sentimentos se tornam um montanha russa e com toda emoção possível.

A partir daí, de cada experiência própria, de erros, acertos e bolas na trave, de sofrimentos inevitáveis e de sorrisos eufóricos, que vamos encontrando o equilíbrio da vida. Pouco a pouco descobrimos cada vez mais de si próprios e nosso lugar no mundo e quem sabe um novo rumo a seguir. Afinal, aos 30 ou quase isso, se pode tudo.

Uma viagem inesquecível. Outra graduação ou prosseguimento em um mestrado ou doutorado. Viver de luz ou colocar silicone. Chutar o balde ou o pau da barraca. Simplesmente decidir ficar e voltar pra casa. Filhos sozinha, filhos casada ou congelar os óvulos. Balada ou casa na praia. Paris ou Maceió. Carro ou biclicleta. Sucesso profissional ou nas redes sociais. Um blog ou um livro. Cachorro quente ou frutos do mar. Vinho ou cerveja. Ficar ou relacionamento sério. Um boy, todos eles ou nenhum. Tanto faz, esse é o momento. 

Pode ser mais dolorido quando esse processo ocorre tardiamente, mas nunca é tarde, mesmo que por muito tempo alguns de nós tenham permanecido num tipo de Caverna de Platão. Tudo bem sair aos 30, pior se esperasse pra sair aos 40. E talvez seja necessário que esse mesmo processo volte a acontecer em novos contextos, quem sabe numa nova crise aos 39.

Depois de tudo isso, poderia me considerar madura? Talvez a maturidade seja reconhecer que não sabemos nada dessa vida e que, talvez, mais 30 anos não sejam suficientes para saber alguma coisa.


Para os que ainda não entendem isso,  a culpa é do relógio biológico: tic-tac-tic-tac...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre eternos recomeços

By Maína Lins É gata! A vida é difícil. Bom seria que nossa única preocupação fosse a escolha da roupa, do sapato e da make. Entretanto, nossas escolhas são bem mais complexas, as consequências, então, nem se fala. E assim como a escolha de um sapato pode arruinar um look inteiro, algumas consequências de nossas escolhas podem causar grande sofrimento e a necessidade do recomeço. Corações partidos, momentos difíceis no trabalho, desarmonia em família, não importa. Sempre haverão momentos que nos forçarão recomeçar em meio aos pedacinhos de nosso coração. E juntar esses caquinhos não é tarefa fácil, mesmo aos seres mais evoluídos dotados de tamanha inteligência emocional capaz de bloquear e manipular seus próprios corações. Quanto a nós, os demais, que insistem em arriscar e permitir-se entregar o coração a sorte da vida, cabe apenas tentar recomeçar. Para esses a dor já é conhecida, velha amiga. E não se trata de maturidade, é só uma forma de viver. Sofreremos, curtiremos fo

Sobre o segredo de como ter unhas fortes de cavalo

 By Ane Almeida Bom, nunca vi a unha de um cavalo, mas o termo nos dá uma sensação de força, não é? Vou fazer um vídeo de como minha unha é forte, mas só o relato de não quebrar a unha em um ano e lavar louça todo santo dia, já afirma que o segredo é do bom. Quando criança e em boa parte da adolescência eu  roía  unha. Quando parei eu já estava no ensino médio, queria jogar vôlei e também ter as unhas grandes. O início dessa minha trajetória foi tão conturbada que uma vez peguei uma bola de mal jeito e quebrei quatro unhas de uma vez (Oh alegria). Então comecei a usar tudo o que me indicavam pra unha crescer, mas nada de resultado. Um belo dia, comprei um daqueles esmaltes de gliter, que é uma dificuldade de outro mundo pra sair da unha. Pois é, esse esmalte aí salvou minha vida. A cada 2 dias eu passava uma camada desse esmalte de gliter na unha e deixava por até 10 dias nesse esquema. Depois eu tirava e deixava a unha respirar por umas 4 horas e  começava  tudo outra

Sobre o look de terça...clássico e elegante!

Mais um dia de trabalho para os profissionais da educação de Brasília, em mais um dia quente e abafado.  Como hoje teremos a abertura da Jornada de Gestão Pública do IFB, pensei em um look sóbrio, clássico e elegante para ocasião, mas precisava fugir de calças e camisas, pois não suportaria o calor. O eleito foi este vestido da 2tempos. Sim, metade do meu guarda roupa é dessa loja, sou cliente  desde 2009, eu acho. A justificativa é simples. O corte é perfeito para meninas com curvas, que precisam acomodar e disfarçar quadris largos, por exemplo. O recorte no colo da o charme do vestido, sem vulgarizar. O corte evasê ressalta a cintura e trás feminilidade ao visual. O ponto de cor fica por conta desse peep toe verde da Carmen Steffens. O salto mais grosso garante o conforto necessário para um dia inteiro de trabalho, sem abrir mão da elegância. Por fim, o batom escolhido é o Brave Red da Mac. Até o próximo look! Vestido:  http://2tempos.com.br/ Sapato:  ht