Pular para o conteúdo principal

Sobre machismo e inteligência emocional...

By Maína Lins


Já disse por aqui que durante esses 29 anos de minha existência, percebi que não há regras para relacionamentos exitosos. Ao mesmo tempo, também, ainda, não obtive êxito.


E aí os motivos, segundos terceiros, são os mais diversos. Porque não escuto o conselho de alguém, porque não li o livro o tal, porque não aprendo nunca ou porque sou uma bobona mesmo. Enfim, poderia listar mil motivos aqui, mas este post não é sobre os motivos da solteirice da autora.


Após observação de milhares de opiniões sobre os motivos que levam moças a "ficarem para titia", cheguei a conclusão que eles são socialmente construídos na perspectiva machista patriarcalista, que delimita funções específicas para o relacionamento, mesmo que esses julgamentos sejam emitidos por mulheres. Pra quem não entendeu nada do que eu disse, vou explicar.


Algumas amigas, mães, tias, avós dirão que você perdeu o boy porque beijou no primeiro encontro, ou fez sexo no primeiro encontro. Não importa o nível de conservadorismo do contexto social, beijo ou sexo. Haverá sempre um julgamento carregado de visão de que a mulher é a caça e o homem o caçador. 


Ao mesmo tempo, insisto que minha observação aponta para ausência de regras. Virgindade ou sexo no primeiro encontro não estão diretamente ligados a felicidade ou fracasso de um relacionamento. Não é porque você se guardou a vida toda para o casamento que será plenamente feliz. E não estou julgando aqui o mérito da virgindade. Se você acredita que deve casar virgem, continue assim. Mas também a ocorrência de atos libidinosos no primeiro encontro não excluem a possibilidade de relacionamento estável e feliz.


E então, porque alguns casos dão certo e outros não. Bom, aí você terá que fazer uma análise sócio-histórica da educação das pessoas envolvidas, perspectivas e valores construídos. 


Tá, as vezes simplesmente não há tempo para análises e tantos questionamentos. Você gostou da pessoa e pronto, como saber se vai dar certo?


Não tem como saber. Mas dependendo da sua inteligência emocional, as coisas podem ficar mais simples. 


É preciso estar preparada emocionalmente para as incertezas, para arriscar sem muitas perspectivas. Também é preciso estar segura de suas convicções, valores e crenças. Se você entende que sexo no primeiro encontro não é pra você, é porque sabe que pode não dar conta emocionalmente ou socialmente das consequências da sua escolha. Sim, o rapaz pode não querer te ver nunca mais na vida ou ele pode descobrir que você é grande amor da vida dele. Da mesma forma, essa situação poderá se repetir, mesmo que você segure o desejo durante meses ou até o casamento. Há também a possibilidade de você mesma descobrir que o boy não serve para você, antes ou durante esse processo.

Então, seja inteligente emocionalmente para dar conta de toda essa diversidade de pensamentos e possibilidades com segurança.

E não se preocupe, uma hora alguém vai "bater com a sua vibe", seja ela qual for.

Comentários

  1. Fiquei com muita vontade de falar/ escrever rsss Bora lá! Partiu!! Inteligência emocional!! Todas temos que ter, com certeza. Um ponto além de todos que concordei acima é a questão do saber levar. Todos nós sabemos que quem "manda" é a mulher rss. Mulherada, querem conquistar alguém?! Temos que lembrar que nós conduzimos o ato da conquista, o famoso "morde e assopra". Você atua (sim, na vida temos vários papéis sociais e conseguimos ser um só de várias maneiras) de maneira tímida para o cara sentir-se o próprio caçador, depois vem o plano B que é "brincar de esconde esconde" você provoca e deixa a desejar, eles lhe verão como um troféu a ser conquistado (estão achando muito machismo? calma colegas!! faz parte da atuação, o melhor está por vir). Então você finalmente dá o que ele quer, o endeusa no momento e depois despista, não atende o cel ou fala com ele como se nada tivesse acontecido, mas se ele tocar no assunto, lance olhos de felina, mordisque o canto do lábio inferior, olhe pro infinito e diga suspirando que foi bom, mas logo se recomponha e mude de assunto. O cara vai ficar doidinho, uma das coisas que eles adoram achar que estão fazendo é desvendar nossos mistérios... acham... nós comandamos!!! Então vem o plano C que é fazer ele sentir dependência, sentir sua falta, ele perceber que precisa da sua companhia. Então Bingo!! Mantendo nossos pé nos chão podemos avaliar todo o cenário e no final das contas dar a cartada final (se aceita ou não se relacionar com o boy) Se valer a pena, se apaixone e viva loucamente até a fila andar, ou não!! hehe Esse "sacrifício" todo, porque príncipe pró ativo não existe mais,. Mais? ..... beijos....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre eternos recomeços

By Maína Lins É gata! A vida é difícil. Bom seria que nossa única preocupação fosse a escolha da roupa, do sapato e da make. Entretanto, nossas escolhas são bem mais complexas, as consequências, então, nem se fala. E assim como a escolha de um sapato pode arruinar um look inteiro, algumas consequências de nossas escolhas podem causar grande sofrimento e a necessidade do recomeço. Corações partidos, momentos difíceis no trabalho, desarmonia em família, não importa. Sempre haverão momentos que nos forçarão recomeçar em meio aos pedacinhos de nosso coração. E juntar esses caquinhos não é tarefa fácil, mesmo aos seres mais evoluídos dotados de tamanha inteligência emocional capaz de bloquear e manipular seus próprios corações. Quanto a nós, os demais, que insistem em arriscar e permitir-se entregar o coração a sorte da vida, cabe apenas tentar recomeçar. Para esses a dor já é conhecida, velha amiga. E não se trata de maturidade, é só uma forma de viver. Sofreremos, curtiremos fo

Sobre o segredo de como ter unhas fortes de cavalo

 By Ane Almeida Bom, nunca vi a unha de um cavalo, mas o termo nos dá uma sensação de força, não é? Vou fazer um vídeo de como minha unha é forte, mas só o relato de não quebrar a unha em um ano e lavar louça todo santo dia, já afirma que o segredo é do bom. Quando criança e em boa parte da adolescência eu  roía  unha. Quando parei eu já estava no ensino médio, queria jogar vôlei e também ter as unhas grandes. O início dessa minha trajetória foi tão conturbada que uma vez peguei uma bola de mal jeito e quebrei quatro unhas de uma vez (Oh alegria). Então comecei a usar tudo o que me indicavam pra unha crescer, mas nada de resultado. Um belo dia, comprei um daqueles esmaltes de gliter, que é uma dificuldade de outro mundo pra sair da unha. Pois é, esse esmalte aí salvou minha vida. A cada 2 dias eu passava uma camada desse esmalte de gliter na unha e deixava por até 10 dias nesse esquema. Depois eu tirava e deixava a unha respirar por umas 4 horas e  começava  tudo outra

Sobre o look de terça...clássico e elegante!

Mais um dia de trabalho para os profissionais da educação de Brasília, em mais um dia quente e abafado.  Como hoje teremos a abertura da Jornada de Gestão Pública do IFB, pensei em um look sóbrio, clássico e elegante para ocasião, mas precisava fugir de calças e camisas, pois não suportaria o calor. O eleito foi este vestido da 2tempos. Sim, metade do meu guarda roupa é dessa loja, sou cliente  desde 2009, eu acho. A justificativa é simples. O corte é perfeito para meninas com curvas, que precisam acomodar e disfarçar quadris largos, por exemplo. O recorte no colo da o charme do vestido, sem vulgarizar. O corte evasê ressalta a cintura e trás feminilidade ao visual. O ponto de cor fica por conta desse peep toe verde da Carmen Steffens. O salto mais grosso garante o conforto necessário para um dia inteiro de trabalho, sem abrir mão da elegância. Por fim, o batom escolhido é o Brave Red da Mac. Até o próximo look! Vestido:  http://2tempos.com.br/ Sapato:  ht